Cuidados com os Aparelhos de Musculação

por vinicius em 8 de junho de 2012

cuidados-com-os-aparelhos-de-musculacao

Aparelhos de musculação são muito resistentes e feitos para suportar grandes pesos, porém se não forem tomados alguns cuidados bastante simples seus aparelhos de musculação podem acabar sofrendo um grande desgaste e tendo uma vida útil menor. Mesmo com a aparência de ser muito firmes estes aparelhos possuem alguns pontos que necessitam maior atenção, aqui vai descobrir quais são os cuidados a ter com aparelhos de musculação para aumentar sua vida útil.

Os grandes problemas que são mais frequentes em aparelhos de musculação geralmente são apenas dois, sendo o ferrugem que pode enfraquecer as soldas e levar até mesmo a estas se partirem e também o rompimento dos suportes das polias, que podem ocasionar sérios acidentes quando ocorrem.

Cuidados e manutenção dos aparelhos de musculação

Um primeiro cuidado que se deve ter é sempre fazer uma inspeção na pintura dos aparelhos de musculação, pois com o atrito entre as barras e até mesmo com as anilhas a pintura tende a se desgastar, isso deixa o ferro dos aparelhos de musculação exposto ao ar, é aí que se iniciam os problemas.

Quando os ferros enferrujam vão ficando mais fracos e isto na área das soldas pode representar risco para quem utiliza os aparelhos de musculação neste estado. Sempre observe como estão estas áreas e faça o possível para evitar o ferrugem. Se a área já estiver sendo afetada pelo ferrugem utilize produtos como o ferrox, que é próprio para remover ferrugem e então faça uma nova pintura no aparelho de musculação.

Com as polias o problema normalmente é relacionado com poeira, esta vai se impregnando nas roldanas e isto faz com que boa parte da força feita durante os exercícios seja feita nas soldas, estas soldas são feitas para polias em perfeitas condições e não com problemas devido a falta de manutenção, portanto sempre verifique se estão livres de poeira e girando com facilidade.

Caso as polias estejam com problemas faça uma boa limpeza e as lubrifique novamente, após este processo bastante simples basta recolocar elas no lugar e seu aparelho de musculação estará funcionando com perfeição e sem oferecer esforço excessivo nas soldas das polias.

Deixe um comentário

Post Anterior:

Próximo Post